top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Retomada gradual das aulas presenciais, ENEM 2021, saúde mental dos professores, racismo e educação!




As principais notícias



Educação SP terá retorno das atividades presenciais com 20% dos alunos pós pandemia


As aulas presenciais na rede estadual de São Paulo serão retomadas em fases. Em uma primeira etapa serão atendidos 20% dos estudantes, em seguida 50%, até chegar à totalidade da rede composta por 3,5 milhões de estudantes. As novidades sobre o calendário escolar foram anunciadas na sexta-feira (5) pelo secretário-executivo da Educação, Haroldo Rocha. Mais detalhes sobre a retomada das atividades presenciais serão divulgados na nesta semana.



Ministério da Educação diz que ENEM 2021 pode ser suspenso


O Ministério da Educação (MEC) enviou um ofício ao Ministério da Economia, em 4 de maio, alertando que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 pode ser suspenso devido à falta de recursos.


Para tentar solucionar esse problema, o MEC pediu ao Ministério da Economia uma complementação de R$ 6,9 bilhões ao que está previsto na proposta de orçamento para 2021, que ainda está sendo elaborada.



Podcast aborda cuidados com a saúde mental do professor


Segundo estudo do Instituto Península com professores sobre como se sentem durante a pandemia, 67% responderam que estão ansiosos, 38% sobrecarregados e 17% depressivos.

O podcast Folha na Sala ouviu profissionais da psicologia e de bem-estar emocional para saber como amenizar os sintomas dessa crise e dão dicas de aplicativos gratuitos para meditar e relaxar em casa.



Racismo no Brasil: todo mundo sabe que existe, mas ninguém acha que é racista, diz Djamila Ribeiro


Ribeiro é mestre em filosofia política pela Unifesp e uma das vozes mais influentes do movimento pelos direitos das mulheres negras no Brasil. Ela está na lista da BBC de 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo.


Nesta entrevista à BBC News Brasil, a autora do Pequeno Manual Antirracista diz o que deve ser feito por quem quer combater o racismo e sobre o papel dos pais na educação antirracista de seus filhos.




DICA DE EVENTO VIRTUAL


Orientações da ANEC sobre a volta às aulas





Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!





Por Carolina Jansen

12 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

bottom of page