Search
  • Expo Ensino

Como um plano de comunicação baseado em relacionamento pode transformar a sua instituição de ensino?

Updated: Oct 7, 2020



No Brasil, desde março, as instituições de ensino fecharam suas portas por conta da COVID-19 e passaram a desenvolver atividades a distância. Em pouco tempo, novas formas de ensinar - e aprender - foram criadas. Desafios pedagógicos e de tecnologia escancaram ainda mais o abismo entre ensino público e privado. Neste último, o grau de adaptabilidade ao contexto atual também revelou desigualdades e impactos na aprendizagem dos alunos.


Porém, há um fenômeno comum a todos os cenários escolares e sociais: a intensa transformação das relações entre escola, professores, pais e alunos. A família nunca esteve tão próxima da rotina de estudos dos filhos; do outro lado, a escola depende da parceria dos pais para seguir o cronograma. Assim, a sintonia entre família e escola é um dos fatores que mais impacta a aprendizagem e a felicidade da criança.


Se antes da pandemia a expectativa dos pais em relação ao papel da escola já era alto, os próximos meses serão marcados por cobranças, atritos e a constante necessidade de diálogo. Em todo o país, instituições de ensino vêm passando por dificuldades em comunicar e atender todos os pais. Essas novas dinâmicas revelam a importância de se repensar e criar novos modelos de comunicação. Em especial, aquele baseado em relacionamento.



O que é um plano de comunicação baseado em relacionamento?


Um plano de comunicação é o conjunto de ferramentas e estratégias que definem como a instituição irá se colocar no mundo e se relacionar com aquelas organizações e pessoas que estão ligadas a ela de alguma forma. Quando baseamos os esforços comunicacionais em um plano de relacionamento, estruturamos as formas de criar e manter um relacionamento positivo com aqueles que usufruem dos produtos e serviços oferecidos.


O grande objetivo deste modelo é fazer com que as famílias se tornem fãs da escola e contribuam ativamente para o sucesso da instituição.


Neste caso, como criar estratégias de comunicação que para além de informar e evitar atritos, garantam uma harmonia entre escola e famílias e a construção conjunta de um ambiente fértil para os alunos?


Canais de relacionamento


Estabeleça com clareza quais serão os canais para comunicar à comunidade escolar. Entenda as particularidades de cada meio e personalize as mensagens. Saiba que mais importante do que falar, é ouvir e promover engajamento. Da mesma forma que a comunicação deve ser simples e direta, é imprescindível segmentar e personalizar o conteúdo.


Os pais devem ter clareza onde podem encontrar as informações, buscar auxílio, iniciar diálogo, para então, se sentirem parte ativa da comunidade.


O poder das pesquisas


Para construir um plano de comunicação baseado em relacionamento é preciso conhecer profundamente os pais. Assim, é possível elaborar estratégicas criativas e bem-sucedidas. Medir a satisfação, identificar quais são os aspectos bem avaliados - e aqueles que precisam melhorar, coletar ideias e sugestões são caminhos para superar as expectativas familiares e garantir a permanência dos alunos.


Os tempos atuais são prova de que há fatores externos que influenciam direta e indiretamente a aceitação do que é oferecido pela escola, por isso, uma postura constante de escuta e avaliação é estratégico para evitar crises e estar sempre um passo à frente.


Por que a construção de um espírito de comunidade é tão importante?


Quando sentimos que fazemos parte de algo, há um genuíno movimento de construir e compartilhar com outros o sucesso da jornada. Durante a pandemia, tornou-se ainda mais nítida a importância da humanização das relações como forma de enfrentar crises e permanecer unidos, o que é determinante para a retenção de alunos.


Uma das missões da Expo Ensino é justamente contribuir para o encontro e fortalecimento da comunidade das escolas. Criamos um ambiente para o compartilhamento de boas e inovadoras práticas pedagógicas que reúne pais, familiares, alunos, professores e funcionários para celebrar aquilo que a escola tem de melhor.



Saiba mais como potencializar suas ações de comunicação e relacionamento para fortalecer os vínculos com os pais e garantir a prosperidade para 2021.






Por Carol Jansen

28 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​