top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

É tempo de autocuidado



Em meio à pandemia do COVID-19, estamos vivendo, enquanto sociedade, um período inédito. O intenso isolamento social, o trabalho remoto, a insegurança financeira e a incerteza do que está por vir podem causar desgastes e prejudicar a saúde mental.


É preciso falar sobre o coronavírus, mas também precisamos falar sobre autocuidado e empatia. O que podemos fazer para controlar a ansiedade e nos mantermos saudáveis durante este período?



Desconecte-se


É essencial manter-se informado, mas informação demais também pode nos prejudicar. Estabeleça dois horários por dia para ler as notícias e repense a atenção dada às redes sociais.


Com o trabalho remoto, estamos passando muito mais tempo em frente das telas. Quando acabar o expediente, priorize atividades que não dependem de TV, celular, tablet, computador...


Pode ser o momento para tirar o pó dos jogos de tabuleiro, colocar a leitura dos livros em dia, organizar e repensar os espaços da casa, e explorar os inúmeros jogos interativos.



Faça atividades que te façam feliz


Ao longo da vida desenvolvemos diferentes hobbies. Tente lembrar quais foram os seus favoritos e relembre essas experiências.


Você gosta de cozinhar? Uma das mais populares cozinheiras do Brasil, a Rita Lobo, está com uma programação especial no Youtube: um mutirão virtual para melhorar a alimentação de todos. Cada um na sua cozinha, a proposta é que neste período de distanciamento social as pessoas fiquem ainda mais juntas.



Gosta muito de música? Faça como nos velhos tempos e escute um álbum inteiro (e apenas isso).


Pratique exercício físico


Movimente-se. Praticar exercícios físicos é essencial para manter a saúde física e mental. Caso já pratique algo e consiga adaptar para o espaço de casa, ótimo. Caso contrário, explore novas modalidades como fit dance, pilates, yoga, funcional, o importante é gastar energia e distrair a mente.


Faça terapia


Estamos vivendo um período de muita preocupação e estresse. Por isso, para além de conversar com amigos e familiares constantemente, realizar terapias com profissionais especializados é uma excelente alternativa para controlar a ansiedade e outros problemas que possam surgir. O portal Psicologia Viva está disponibilizando atendimento psicológico online e gratuito durante a quarentena.



Esteja perto, mesmo que longe


Estamos em isolamento social, mas não estamos sozinhos. Neste período é essencial ligar para amigos e familiares. Realize ligações de vídeo (por WhatsApp, Messenger, Zoom e tantos outros) para conversar sobre outros assuntos: relembre histórias engraçadas, conte dos filmes e livros que leu nas últimas semanas, compartilhe receitas de cozinha, conte piadas, enfim, troque afeto.



Por fim, lembre-se de que tudo que estamos vivendo é uma fase e que, unindo forças, vamos enfrentá-la, e tudo vai ficar bem.




Por Carolina Jansen

90 views0 comments
bottom of page