Search
  • Expo Ensino

Você já ouviu falar sobre Divulgação Científica?


A todo momento, no mundo todo, cientistas estão produzindo conhecimento sobre as mais diversas áreas. Esses estudos impactam diretamente a vida das pessoas, seja por conta do desenvolvimento de novas tecnologias que facilitam o dia a dia, na cura de doenças ou na criação de políticas públicas.


Mais do que nunca, pesquisadores têm investido no compartilhamento de resultados e explicações, de maneira dinâmica e acessível.


Isso é o que chamamos de Divulgação científica: a popularização da ciência para pessoas que não são especialistas.




"Ciclos" - parte 1: história em quadrinhos ilustra e reconta os resultados de artigo científico sobre o ciclo de vida dos insetos — Foto: Divulgação/Luciano Queiroz e Marco Merlin



A produção desses conteúdos implica na adequação da linguagem e do formato: os cientistas não irão compartilhar um longo relatório, cheio de termos técnicos e referências em outros idiomas. Mas uma história em quadrinhos contando sobre o ciclo de vida dos insetos ou um podcast sobre como estudo com formigas pode ajudar a entendermos o cérebro humano ou ainda uma peça de teatro sobre o universo da matemática e as dúvidas sobre doação de sangue.



E qual a importância da ciência chegar às pessoas comuns?


Os pesquisadores que desenvolvem iniciativas de divulgação científica acreditam que o acesso ao conhecimento é um direito cidadão. Apropriar-se dos avanços produzimos nas universidade e centros de pesquisas possibilita uma atuação mais crítica nas esferas políticas. Uma pessoa que conhece, a partir de pesquisas científicas, o bioma da sua cidade, as características sociais da população, a história da formação política, etc, possui mais ferramentas para reivindicar melhorias na saúde, educação, segurança pública...


Para além disso, a aproximação dos cidadãos com a ciência promove o desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, de análise e estimula a criatividade e vontade de aprender.


Para ouvir e ler de um jeito diferente


Reunimos podcasts e canais do youtube de divulgação científica para você explorar esse universo e aprender sobre diferentes assuntos!


Os canais no YouTube:

Matemática com A Matemaníaca


Filosofia com Alimente o Cérebro


Arqueologia e egiptologia com Arqueologia Egípcia


História com Leitura ObrigaHISTÓRIA


Astronomia com AstroTubers


Política com Xadrez Verba


E os Podcasts: Alô, Ciência?, Dragões de Garagem, Scicast, Naruhodo e Fronteira de Ciência.




Por Carolina Jansen

0 views

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
whatsapp-logo-icone.png
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​