top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Velocidade acelerada, aprendizado lento


A geração Z de jovens estudantes, do ensino médio e grande parte dos universitários, ingressantes no ensino superior, durante a pandemia, querem ganhar tempo, durante o aprendizado online ou remoto. As diversas aulas online e o excesso de conteúdos digitais, revela um comportamento que está intrigando os educadores.


A aceleração da velocidade dos vídeos e das aulas (materiais digitais) em até 1,5X ou 2X está reduzindo pela metade o tempo de apreensão e entendimento dos conteúdos apresentados, e essa prática está sendo amplamente difundida, por diversos tipos de alunos no Brasil e no mundo.


De acordo com o portal G1, há diversos relatos de alunos que compartilham dessa mesma experiência multi-telas, que vem tornando-se, exaustiva.

Segundo, a pesquisadora Andrea Jota, da PUC-SP, essa escolha de acelerar os conteúdos, pode trazer algumas consequências para o processo de aprendizagem e integração entre os alunos.


1- Cansaço mental devido a super exposição


A grande maioria dos alunos estão cansados de ficar por muito tempo em frente às telas e estão interagindo pouco, durante as aulas síncronas ou assíncronas. Há relatos de pessoas que estão das 07h às 23h em frente às telas, para cobrir a jornada de estudos, trabalho e socialização, via redes sociais e jogos on-line.


2- Consequências da atenção exclusiva


Na aula presencial a atenção plena dos alunos pode ser direcionada para diversos outros estímulos do ambiente como: barulho externo, conversas paralelas, canto dos pássaros, objetos da sala para serem observados. Já na aula online ou remota, a atenção precisa ser plena e direcionada totalmente para aquele momento, rotina essa que repetida, por muitas horas seguidas, pode causar cansaço mental e visual.


3- Dificuldade na adaptação das aulas no formato virtual


Há dificuldades de encontrar soluções para o formato ideal das aulas, de acordo com o perfil cognitivo dos alunos. Mesmo com os recursos tecnológicos a desmotivação dos alunos não aumentou o engajamento e a participação nas aulas, na maioria dos casos.


A especialista afirma que umas das maiores vantagens do ensino remoto, seria justamente a possibilidade dos alunos construírem suas “trilhas de conhecimento”, fato esse que não ocorre com frequência, nas metodologias EAD predominantes no Brasil.


Na internet existe uma ilusão sobre o conceito de "otimização do tempo”. Muitas vezes, somos seduzidos, por essa ideia que nos foi apresentada, sobre a possibilidade de fazermos muitas coisas ao mesmo tempo, mas a reflexão que devemos fazer, seria: Acelerar para que e por qual motivo? Quais serão os benefícios acadêmicos e pessoais?


Descubra algumas consequências das aulas aceleradas


- Falsa sensação de ganho de tempo. - Dificuldade de foco. - Perda das habilidades de escuta ativa, tornando-a mais seletiva e superficial. - A tela traz a falsa sensação de segurança. - Necessidade de reaprender a ter paciência.

A nova geração precisa exercitar diversos tipos de conversas com diversos tipos de pessoas como idosos, as com estilo de fala mais devagar e baixa, e com problemas de dicção. O retorno para o presencial deve trazer maior ansiedade, pela retomada das relações presenciais e socialização.


Insights para a educação híbrida


É essencial que no período pós pandemia, exista um momento de troca e interação maior entre os alunos e professores. Os jovens precisam aprender, a terem momentos off-line e desconectados para desfrutarem o "ócio criativo”, buscando atividades que exercitem outras capacidades cognitivas como: cozinhar, andar de bicicleta, dançar, desenhar, pintar, escrever, meditar e praticar exercícios, em casa mesmo.


Os conteúdos virtuais de educação, devem ser oferecidos em diversos formatos (vídeos, apresentações, jogos interativos), para que se adaptem às diversas necessidades e perfis dos estudantes. A principal vantagem da internet é oferecer a interação e proximidade, reduzindo as distâncias físicas. Aulas curtas e objetivas, podem reservar espaços para conversas e escutas ativas, focando também na integração e socialização virtual, entre os diferentes grupos de alunos.


Equipe Expo Ensino.



50 views0 comments

Comments


bottom of page