top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Tradição e Modernidade

Conheça a Escola de Moda do Porto



História


O ensino técnico e profissionalizante de Portugal foi relançado em 1983 e, com isso, diversas escolas técnicas portuguesas de renome decidiram oferecer essa modalidade de ensino. Uma dessas instituições era a Escola de Moda de Gudi, que possuía uma estrutura completa e professores com conhecimentos sólidos na área. Em 1989, a Escola de Moda de Gudi criou a Escola de Moda do Porto (EMP), oferecendo os primeiros cursos técnicos de Design de Moda e Modelista de Vestuário, do país.


Após ser reconhecida como uma instituição de excelência, surgiu o curso de Coordenação e Produção de Moda, também com exclusividade, no ano de 2008. Foi em 2012 que nasceu o Grupo Gudi, uma junção das duas escolas: uma para jovens, e outra para adultos. Ainda que existam dois públicos diferentes, os objetivos seguem os mesmos: inovação, qualidade e excelência no ensino da moda. Atualmente a EMP continua a ampliar a sua oferta formativa, com um novo curso profissional mais orientado para a área do espetáculo: Cenografia, Figurinos e Adereços.


O Grupo prepara o profissional com qualidade e de modo integral. Além disso, possui inúmeras parcerias com empresas têxteis. A escola possui seis valores fundamentais, sendo eles:

  • Profissionalismo e trabalho em equipe;

  • Qualidade e adaptabilidade;

  • Perseverança;

  • Empreendedorismo e melhoria contínua;

  • Garantir o futuro;

  • Responsabilidade social e ambiental.


Por dentro da EMP


Os alunos recebem uma dupla certificação, um diploma de ensino médio e técnico. As aulas abrangem o período da manhã e o início da tarde, com um máximo de 7 horas diárias (sendo estudo de teoria de 1 a 2 horas, e prática de 2 a 4). Cada turma possui no máximo 20 alunos, que aprendem através de metodologias ativas. A escola foca bastante no "saber-estar", “saber-fazer”, “saber-ser” e no “saber-saber”. As aulas unem reflexão e vivência e o curso contempla, um estágio na área de estudo.


Além de ter sido uma das primeiras a receber o Selo de Garantia de Qualidade EQAVET (European Quality Assurance Reference Framework for Vocational Education and Training). O ensino da EMP foi reconhecido o ano passado através dos resultados obtidos no ranking nacional das escolas profissionais. A EMP ficou no 1º lugar na cidade do Porto e no 14º a nível nacional, dentre 682 escolas analisadas. A Universidade também faz parte do programa Erasmus+, onde os alunos podem participar de intercâmbios e projetos europeus, além de concorrer a uma bolsa de intercâmbio ou estágio, em países da Europa.


Conheça o depoimento, de nossa aluna brasileira Sharon, clicando aqui!


18 views0 comments
bottom of page