top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Recado das Escolas Particulares de Campinas sobre a volta às aulas

"À Comunidade de Campinas,


Vimos pela presente comunicar a todos que as Escolas Particulares de nossa cidade vêm cumprindo todas as normas estabelecidas pela vigilância sanitária e que não mediram esforços para proteger os professores, funcionários e alunos.


Queremos, no entanto, ressaltar que todos convivem em outros ambientes - como seres sociais que somos - e não somente nas Escolas, portanto estamos sujeitos a contrair o vírus em diversas situações.


Desde outubro, muitas Escolas têm recebido 35% de seus alunos e os dados apontam que poucos têm sido os casos de contaminação. É importante que todos saibam o bem que a abertura das Escolas tem feito às crianças e adolescentes. Muitos chegaram a nós com elevados graus de ansiedade e diferentes fobias. Impossível foi não nos comovermos com a alegria deles quando começaram a frequentar, aos poucos, as Escolas. O rendimento escolar também há que ser ressaltado.


As Escolas, além do acadêmico, têm um importante papel social a cumprir, incluindo atender as famílias que precisam trabalhar e que desejam manter os filhos em um ambiente em que possam se desenvolver plenamente como cidadãos. E aqui não falamos apenas das classes mais favorecidas. Escolas fechadas não protegem a maioria das crianças da pandemia, pelo contrário, deixam essas crianças expostas a uma série de outros riscos invisíveis no momento, como desnutrição, violência, déficit de aprendizado e depressão.


Sugerimos às famílias, que tenham em seu convívio diário pessoas pertencentes a grupos de risco, que mantenham as crianças em casa e acompanhem as aulas de forma remota. Lembramos que, para todos os anos e séries, as Escolas oferecem aulas presenciais e remotas.


As famílias que optam por retornar ao ambiente escolar sabem que o cenário das Escolas será muito dinâmico, assim como a pandemia, porém elas devem ser as primeiras a serem abertas e as últimas a serem fechadas. Muitos pediatras podem corroborar os benefícios que a volta às aulas trouxe aos educandos.


O vírus pode estar em muitos ambientes e, talvez como tantos outros, tenhamos que conviver com o novo coronavirus por certo tempo. O momento pede uma reeducação e uma nova cultura deve ser estabelecida. Melhor do que fechar Escolas, devemos estar atentos aos protocolos sanitários de eficácia comprovada, tais como o uso das máscaras, distanciamento entre as pessoas, higienização constante das mãos, tomar sol todos os dias por 15 minutos. É momento de transmitir energias positivas, lutar em prol da saúde física e mental de todos.


Escolas Particulares de Campinas"

15 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

bottom of page