Search
  • Expo Ensino

Polêmica no MEC, nova data do Enem, alteração no FIES, MP dos dias letivos e muito mais!




As principais notícias



Ministro da Educação apaga vídeo com defesa de castigos físicos a crianças

Depois da enxurrada de críticas que recebeu de políticos e usuários das redes sociais, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Educação, apagou o vídeo em que defende que a dor deve ser usada para educar crianças. O novo ministro proferiu a palestra em um templo presbiteriano, em abril de 2016, com o título "A Vara da Disciplina".


Saiba mais



Em enquete, maioria de estudantes escolheu fazer Enem em maio, mas MEC cravou janeiro para aplicar as provas


Nesta quarta-feira, o MEC confirmou as datas do Enem de 2020: as provas na versão impressa serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem digital, feito em forma de projeto-piloto neste ano, será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados estão previstos para sair até 29 de março. 


Cerca de 1,1 milhão de estudantes participaram da pesquisa, o que corresponde a 19,3% dos quase 5,8 milhões de inscritos no Enem 2020. A maioria escolheu maio de 2021 para a aplicação das provas. A votação ficou assim: do total, 49,7% dos estudantes escolheram fazer o Enem em maio, outros 35,3% escolheram fazer em janeiro; e (15%) optaram por dezembro deste ano.


Saiba mais



Sancionada lei que suspende o pagamento do FIES durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que suspende até o dia 31 de dezembro de 2020 o pagamento das parcelas do Fies (PL 1.079/2020). Publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de julho, a Lei 14.024, de 2020, garante o benefício aos estudantes que estão em dia com as prestações e àqueles com parcelas em atraso por no máximo 180 dias. Entre outros pontos, a nova norma permite o parcelamento da dívida em até 175 vezes, com redução de juros e multas, e amplia de R$ 3 bilhões para R$ 4,5 bilhões a participação do governo federal no Fundo Garantidor do Fies.

Saiba mais



Câmara aprova MP que desobriga escolas de cumprir quantidade mínima de dias letivos

A Justiça impediu que o contrato com a gráfica que vai imprimir a prova seja assinado porque requisitos de segurança não teriam sido comprovados. Com isso, o cronograma já está atrasado para uma eventual prova este ano. A data do Enem ainda não foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma enquete com alunos - feita a pedido do ex-ministro Abraham Weintraub -, a maior parte escolheu que a prova deveria ocorrer apenas em maio de 2021.


Saiba mais



Escolas de Campinas têm data de retorno definida


Com 35% da capacidade máxima de alunos e um sistema híbrido de ensino, as escolas de Campinas voltarão a funcionar no dia 8 de setembro, informou a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, que divulgou o protocolo que irá orientar o retorno das atividades escolares. Ele é específico para a rede municipal e para o setor de educação infantil privado que integra Rede Municipal de Ensino de Campinas. As escolas particulares e do Estado terão protocolos próprios. A definição de 8 de setembro para o reinicio das aulas foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em 24 de junho, baseado na expectativa de que, nessa data, o Estado estará há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia.


Saiba mais

Dica de live sobre o retorno às aulas!




Dan Ariely participa da Expert XP 2020 e falará sobre educação 

Autor de best-sellers como "Previsivelmente Irracional" e "A mais pura verdade sobre a desonestidade", Dan Ariely é um dos nomes confirmados da #ExpertXP2020. Ele é especialista em economia comportamental e estuda a influência de fatores psicológicos, cognitivos e emocionais na tomada de decisões das pessoas. Além de Ariely, o evento conta com a presença de Malala Yousafzai, Magic Johnson, Ray Dalio, Nassim Taleb e muitos outros. 


Participe!





Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!


Por Carolina Jansen

6 views

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​