Search
  • Expo Ensino

Polêmica no MEC, nova data do Enem, alteração no FIES, MP dos dias letivos e muito mais!




As principais notícias



Ministro da Educação apaga vídeo com defesa de castigos físicos a crianças

Depois da enxurrada de críticas que recebeu de políticos e usuários das redes sociais, o pastor presbiteriano Milton Ribeiro, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro como novo ministro da Educação, apagou o vídeo em que defende que a dor deve ser usada para educar crianças. O novo ministro proferiu a palestra em um templo presbiteriano, em abril de 2016, com o título "A Vara da Disciplina".


Saiba mais



Em enquete, maioria de estudantes escolheu fazer Enem em maio, mas MEC cravou janeiro para aplicar as provas


Nesta quarta-feira, o MEC confirmou as datas do Enem de 2020: as provas na versão impressa serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já o Enem digital, feito em forma de projeto-piloto neste ano, será em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Os resultados estão previstos para sair até 29 de março. 


Cerca de 1,1 milhão de estudantes participaram da pesquisa, o que corresponde a 19,3% dos quase 5,8 milhões de inscritos no Enem 2020. A maioria escolheu maio de 2021 para a aplicação das provas. A votação ficou assim: do total, 49,7% dos estudantes escolheram fazer o Enem em maio, outros 35,3% escolheram fazer em janeiro; e (15%) optaram por dezembro deste ano.


Saiba mais



Sancionada lei que suspende o pagamento do FIES durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que suspende até o dia 31 de dezembro de 2020 o pagamento das parcelas do Fies (PL 1.079/2020). Publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de julho, a Lei 14.024, de 2020, garante o benefício aos estudantes que estão em dia com as prestações e àqueles com parcelas em atraso por no máximo 180 dias. Entre outros pontos, a nova norma permite o parcelamento da dívida em até 175 vezes, com redução de juros e multas, e amplia de R$ 3 bilhões para R$ 4,5 bilhões a participação do governo federal no Fundo Garantidor do Fies.

Saiba mais



Câmara aprova MP que desobriga escolas de cumprir quantidade mínima de dias letivos

A Justiça impediu que o contrato com a gráfica que vai imprimir a prova seja assinado porque requisitos de segurança não teriam sido comprovados. Com isso, o cronograma já está atrasado para uma eventual prova este ano. A data do Enem ainda não foi anunciada pelo Ministério da Educação (MEC). Em uma enquete com alunos - feita a pedido do ex-ministro Abraham Weintraub -, a maior parte escolheu que a prova deveria ocorrer apenas em maio de 2021.


Saiba mais



Escolas de Campinas têm data de retorno definida


Com 35% da capacidade máxima de alunos e um sistema híbrido de ensino, as escolas de Campinas voltarão a funcionar no dia 8 de setembro, informou a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, que divulgou o protocolo que irá orientar o retorno das atividades escolares. Ele é específico para a rede municipal e para o setor de educação infantil privado que integra Rede Municipal de Ensino de Campinas. As escolas particulares e do Estado terão protocolos próprios. A definição de 8 de setembro para o reinicio das aulas foi anunciada pelo governador João Doria (PSDB) em 24 de junho, baseado na expectativa de que, nessa data, o Estado estará há 28 dias na fase amarela de flexibilização da economia.


Saiba mais

Dica de live sobre o retorno às aulas!




Dan Ariely participa da Expert XP 2020 e falará sobre educação 

Autor de best-sellers como "Previsivelmente Irracional" e "A mais pura verdade sobre a desonestidade", Dan Ariely é um dos nomes confirmados da #ExpertXP2020. Ele é especialista em economia comportamental e estuda a influência de fatores psicológicos, cognitivos e emocionais na tomada de decisões das pessoas. Além de Ariely, o evento conta com a presença de Malala Yousafzai, Magic Johnson, Ray Dalio, Nassim Taleb e muitos outros. 


Participe!





Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!


Por Carolina Jansen

13 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi