top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

O que é educação empreendedora?

Updated: Nov 27, 2019

Há quem diga que o empreendedor é o profissional do futuro. Isso porque, diante das novas organizações sociais e de trabalho, certas habilidades cada vez mais ganham destaque. Em um mundo em constantes transformações, a capacidade de aprender continuamente - o que é chamado de Life Long Learning - é determinante para a atuação profissional. O objetivo da educação empreendedora é, portanto, o desenvolvimento pelos alunos da mentalidade específica desta área.


Como pensa e age um empreendedor?


Diante de processos ruins que podem ser melhorados ou de necessidades que ainda não possuem soluções, o empreendedor é aquele que coloca em prática novas ideias. Para desafiar o que está posto como certo, como modelo, é preciso coragem, assim como autonomia, proatividade, capacidade de aprender e adaptar-se.


Nesse sentido, a educação empreendedora visa formar profissionais capazes de promover transformações e, para isso, dentro do processo pedagógico, inúmeras competências são trabalhadas.


Como a educação empreendedora pode ser abordada dentro da sala de aula?

Um exemplo: o professor propõe que os alunos identifiquem um grande problema em seus bairros. Nesse momento, os alunos devem pesquisar, exercer uma postura empática e estar atentos às oportunidades que podem ser exploradas. O segundo passo é pensar em uma solução e isso envolve - muita! - criatividade, debate e busca por referências.


Em seguida, na etapa de desenvolvimento, os alunos devem materializar essa solução, claro que dentro dos limites escolares, o que demanda uma alta capacidade de raciocínio lógico, organização, planejamento e estabelecimento de metas.


Por fim, os alunos devem saber comunicar e cativar os demais em relação ao seu empreendimento. A elaboração de um pitch vai ao encontro do fortalecimento de habilidades já trabalhadas nas escolas, como escrita e apresentação oral, mas agora com outro objetivo. Já que o pitch é uma apresentação de 3 a 5 minutos cujo propósito é despertar o interesse do público pelo negócio em questão, assim, deve conter apenas as informações essenciais e ser oralizado de maneira cativante.


Inúmeras iniciativas inovadoras estão sendo tomadas no Brasil para o desenvolvimento da educação empreendedora tanto no ensino básico quanto no superior. A Endeavor, organização líder no apoio a empreendedores de alto impacto ao redor do mundo, destaca algumas dessas histórias.


Por Carolina Jansen


24 views0 comments
bottom of page