top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Nano Saber Inteligência Artificial


Aprenda inteligência artificial em minutos!


As instituições de ensino enfrentam diversos desafios diante das transformações tecnológicas e comportamentais das novas gerações. Alunos estão cada vez mais imersos em mídias sociais, chegando a passar de 3 a 5 horas dias na frente de seus celulares, acostumados a estímulos digitais rápidos e videos de curta duração. Além disso, há uma lacuna na alfabetização digital do corpo docente quanto ao uso de ferramentas digitais e conhecimento para produção de conteúdos digitais compactos e envolventes que estimulem a aprendizagem de forma personalizada e atrativa. NanoSaber é uma "experiência digital em vídeos curtos (shorts) para ensinar inteligência artificial" para jovens estudantes do ensino médio e universitários de diferentes áreas. Baseado no conceito de microaprendizado (microlearning) e usando de IA generativa, o NanoSaber está nos canais de mídias sociais: Youtube, Instagram, TikTok e Facebook, com vídeos de um minuto (shorts) e vídeos curtos de até 3 minutos. A linguagem dos vídeos, que chamamos de "nanovídeos", é simples e descomplicada, para que sejam entendidos por jovens sem conhecimento prévio de tecnologia. Concebido e desenvolvido pelo cientista computacional Ricardo Murer, com mais de 25 anos de experiência na área de inovação e IA, ele diz: "Mais do que competir com a inteligência artificial, precisamos aprender seus segredos e assim usá-la para o bem da sociedade".


Mais de 11 vídeos shorts

O NanoSaber chega nos canais de mídias sociais com 11 (onze) vídeos: Inteligência Artificial; Computação Quântica; Inteligência Artificial Generativa; Alan Turing; Arquitetura Von Neumann; Big Data; Engenharia de Prompt; IA Superinteligente; O que é ChatGPT, Superposição Quântica e o gato de Schrödinger e Teste de Turing. O objetivo é que todo um curriculum básico da inteligência artificial esteja nas mídias socias, nos celulares dos jovens de todo Brasil até o final do ano, totalizando mais de 50 "nanovídeos".


Uma metodologia para microaprendizagem


Para as instituições de ensino que desejam aprender como criar, desenvolver e elaborar seu próprio conteúdo em "nanovídeos" e microaprendizagem, o NanoSaber desenvolveu uma metodologia própria, com documentação, material de estudos e referências, a qual possui quatro componentes centrais: nanovídeo, experimento, viagem e mapa. Todo processo é desenvolvido em conjunto com os educadores da instituição a partir de workshops e cursos, com atividades em grupo. Esta é a forma mais efetiva de resolver a lacuna de alfabetização digital dos Professores, segundo Ricardo Murer: "Ao engajar Professores e educadores (e porque não alunos) no processo de criar nanovídeos e trilhas de aprendizagem, as oficinas práticas dos workshops do NanoSaber, promovem o "aprender fazendo", pois todos aprendam a usar os mais diferentes artefatos e software digitais". Importante citar que todos os softwares utilizados pelo NanoSaber são gratuitos (open source) e trilhas sonoras, imagens e videos são obtidos em websites creative commons BY, isto é, com direitos de adaptação, remix, transformação e reprodução. Então, não há custos tecnológicos para as instituições de ensino que desejam entrar no universo do microaprendizado com o NanoSaber.


Adolescentes e mídias sociais


Em artigo recente, foram publicados alguns indicadores sobre adolescentes e mídias sociais. Segundo o artigo, 36% adolescentes passa de 3 a 4 horas do dia em Youtube, Instagram, TikTok e Whatsapp e 24%, chega a 6 a 7 horas por dia. O NanoSaber quer parte deste cotidiano, com cápsulas rápidas e objetivas de conhecimento, que são facilmente digestíveis pelos estudantes. Este é um dos princípios do microaprendizado, além da onipresença, o que hoje somente é possível se os conteúdos estiverem distribuídos em mais de uma mídia social.


Contato - Ricardo Murer

11-96858-0817

rdmurer@gmail.com

www.nanosaber.com.br | www.rdmurer.com.br



8 views0 comments

Comments


bottom of page