Search
  • Expo Ensino

Inadimplência no ensino superior, Censo Escolar, polêmica no ministério da Educação e muito mais!




As principais notícias



Inadimplência do ensino superior privado em abril é 72% maior do que no mesmo mês do ano passado


No mesmo período, a evasão também teve aumento de 32,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Cenário Econômico Atual das IES Privadas, do Instituto Semesp, divulgados nesta segunda-feira (25). Segundo o Semesp, a inadimplência e a evasão são motivadas pela pandemia do coronavírus, que trouxe desemprego, redução de renda e incerteza sobre o cenário político-econômico do país.


Saiba mais


Inep ajusta prazos e procedimentos do Censo Escolar 2020


Com as restrições impostas pela pandemia da covid-19, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu ajustar prazos e procedimentos do Censo Escolar 2020. De acordo com a portaria publicada no dia 25, o sistema responsável por agrupar os dados do Educacenso ficará aberto, na internet, entre os dias 27 de maio e 21 de agosto para que as declarações sejam feitas pelas coordenações estaduais responsáveis – prazo que, segundo o Inep, é maior do que o estabelecido em anos anteriores.


A data definida para o envio dos dados preliminares ao Ministério da Educação, para publicação no Diário Oficial da União, é a do dia 9 de setembro. 


Saiba mais


Ministros do STF analisam possibilidade de processar o ministro da Educação


Ministros do Supremo Tribunal Federal estão analisando a possibilidade de processar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, por conta de suas falas na reunião ministerial divulgada no dia 22. Na gravação, Weintraub diz que, por ele, botava os ministros do Supremo na cadeia, além de proferir outros insultos.


O primeiro alerta veio na decisão de Celso de Mello, que quebrou o sigilo do vídeo da reunião presidencial. O ministro considerou que a fala de Weintraub contém ofensas aos integrantes da Corte e pode ser enquadrada como crime contra honra, previsto no Código Penal. 


Saiba mais


Sisu oferecerá vagas em cursos de ensino a distância

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ofertará, a partir do segundo semestre, vagas para cursos de ensino a distância (EaD). A nova modalidade de oferta foi publicada no Diário Oficial da União no dia 25. O Sisu oferta vagas em instituições públicas de ensino superior com base nas notas do Enem.

Saiba mais


Secretaria da Educação entrega chip para alunos acessarem plataforma virtual de ensino


Serão entregues chips para os 21,4 mil alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos de Campinas para que possam conectar o celular ou tablet e acessar o conteúdo pedagógico disponibilizado na plataforma virtual de aprendizagem – Google sala de aula.


Saiba mais


DICA CULTURAL


Mario Sergio Cortella faz palestra online gratuita sobre educação e família

O filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella participa de uma palestra online gratuita para debater o momento criado pela pandemia do novo coronavírus, em que os pais têm que lidar com a realidade de estarem mais próximos do processo de escolarização dos filhos, acompanhar aulas e os projetos online dentro de casa ao mesmo tempo em que precisam trabalhar e cuidar da família. O evento é promovido pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (SP) e será transmitido pelas redes sociais da entidade.


Fonte: G1 Ribeirão Preto e Franca




Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!



Por Carolina Jansen

0 views

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
whatsapp-logo-icone.png
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​