top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Escola Lumiar

A Lumiar está há 20 anos contribuindo para a formação de indivíduos autônomos, críticos e responsáveis. Ao levar em consideração não apenas as necessidades pedagógicas dos estudantes, mas também seus interesses e curiosidades, a escola tem como proposta oferecer um ambiente que convida crianças e jovens a se comprometerem com o próprio desenvolvimento, aprendendo com vontade, propósito e prazer.




A metodologia Lumiar é baseada em seis pilares: Aprendizagem Ativa, Tutores e Mestres, Avaliação Integrada, Multietariedade, Gestão Participativa e Currículo em Mosaico. Conheça cada um deles:


Aprendizagem Ativa: Na Lumiar, os estudantes têm uma rotina dinâmica e que não se restringe à sala de aula. O aprendizado acontece em diferentes ambientes, contextos e práticas, a partir de propostas transdisciplinares e mão na massa que exploram a realidade de forma investigativa e reflexiva.


Tutores(as) e Mestres: Na Lumiar, os educadores que contribuem para o desenvolvimento dos estudantes são chamados de tutores(as) e mestres. Enquanto o(a) tutor(a) acompanha diariamente sua turma, sendo responsável por organizar e conduzir as propostas pedagógicas, além de identificar os interesses, aptidões e dificuldades dos estudantes, o(a) mestre participa em projetos ou encontros pontuais, compartilhando seus conhecimentos e/ou experiências com a turma de forma a trazer novos olhares e abordagens para a dinâmica escolar.




Avaliação Integrada: A Lumiar acredita que as avaliações são um processo contínuo, que vão além de investigar a compreensão pontual de conteúdos. Para entender em profundidade a jornada de desenvolvimento do estudante, defende que é necessário analisar evidências de aprendizagem diversas, mapeando todas as conquistas e desafios que fizeram parte do caminho de cada um. Por isso, os momentos avaliativos acontecem de forma integrada às diferentes atividades da rotina, buscando trazer a percepção tanto dos educadores quanto dos próprios estudantes, que são convidados a fazer um trabalho crítico de autoreflexão para reconhecerem seus avanços e dificuldades diante das propostas.


Multietariedade: Trabalhar com estudantes de idades distintas na mesma turma significa assumir a complexidade do processo educativo e romper com a suposição de que “os mais velhos sabem mais” ou de que “o mais velho ensina ao mais novo”. Na Lumiar, as relações são vistas sob outra perspectiva: acredita-se em trocas e contribuições mútuas dentro do espaço escolar e na construção de oportunidades diversas para socializar com o outro.




Gestão Participativa: Na Lumiar, as práticas pedagógicas, as relações sociais e a organização do cotidiano são geridas de forma participativa, envolvendo a comunidade escolar como um todo. Isso significa que educadores, estudantes e famílias têm a oportunidade de contribuir com suas vivências, opiniões e repertórios para uma construção coletiva da escola. A partir do reconhecimento e da valorização de cada pessoa da comunidade escolar para a tomada de decisões que incluam o máximo de vozes possíveis, cria-se um senso de coletivo, de direitos e deveres que impacta na formação de jovens mais responsáveis e conscientes para atuar em nossa sociedade.


Currículo em Mosaico: A Lumiar entende o currículo de forma ampla, como sendo um conjunto de práticas, ações, relacionamentos, atitudes e valores diversos. Por isso, articula todas essas peças de maneira não linear, ampliando as possibilidades de aprendizagem e construindo uma trajetória pedagógica personalizada. Para organizar esse currículo, utiliza o Mosaico Digital, plataforma que possibilita o acompanhamento de toda a jornada escolar do estudante e oferece um olhar integral e individualizado sobre cada criança e jovem.

32 views0 comments

コメント


bottom of page