Search
  • Expo Ensino

ENEM, FIES, como está o ensino a distância para os professores, dica cultural e para cuidar da saúde




As principais notícias



Sem "oferta de educação digna, manter Enem viola Constituição", diz Ministério Público Federal


A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (PFDC/MPF) encaminhou ontem (18) uma nota técnica ao Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e ao Conselho Nacional de Educação na qual avalia que manter a prova do Enem no contexto de pandemia viola a Constituição Federal. O órgão cita que a falta de acesso à tecnologia ou a uma boa conexão de Internet dificulta a aprendizagem contínua, principalmente para os estudantes de famílias desfavorecidas, prejudicados também pela suspensão das aulas presenciais e que podem, por isso, ter seu desempenho prejudicado no exame.


Saiba mais


Parcelas de pagamento do Fies estão suspensas por causa de pandemia do coronavírus


As próximas parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não precisarão ser pagas por enquanto, por causa da crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus.


Segundo publicação do Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (15), a medida vale tanto para estudantes que ainda estão na graduação, quanto para os que já concluíram o curso e estão pagando as parcelas do financiamento. O número de parcelas suspensas dependerá do perfil do estudante.


Segundo a decisão do governo, os prazos podem ser prorrogados.


Saiba mais


Oito em cada dez professores não se sentem preparados para ensinar online

Pesquisa foi realizada pelo Instituto Península. A presidente executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz, diz que poucas secretarias de Educação ou mesmo escolas particulares no País deram formação ou infraestrutura para professores em aulas não presenciais. "Não há preparação para aulas a distância e que são muito diferentes das presenciais. Não é intuitivo saber o que fazer online para assegurar a aprendizagem dos alunos", diz. "Os professores estão indo na tentativa e erro. E isso tem causado ainda mais estresse a um profissional que está sendo muito demandado nesse período.".


Saiba mais



DICA CULTURAL


Plataforma do Google reúne acervo de instituições de arte de todo o mundo

A pandemia obrigou museus do mundo inteiro a fecharem as portas, mas, com esta plataforma, coleções de arte e atrações culturais de diversos países estão à distância de um clique. Do museu de Orsay, em Paris, à Torre de Belém, em Lisboa, há opções para todos os gostos.


Fonte: Folha de S. Paulo



É TEMPO DE AUTOCUIDADO


É preciso falar sobre o coronavírus, mas também precisamos falar sobre autocuidado e empatia. Nós da Expo Ensino divulgamos a iniciativa Mapa Saúde Mental, desenvolvida pelo instituto Vita Alere e Google. O site mostra onde e como buscar serviços gratuitos de psicologia e psiquiatria.






Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!

Por Carolina Jansen

4 views

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
whatsapp-logo-icone.png
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​