top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Justiça derruba liminar e autoriza a volta das aulas presenciais em SP

A Justiça paulista derrubou nesta sexta-feira 29 a decisão liminar que suspendia o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada no estado de São Paulo. A decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça, Geraldo Francisco Pinheiro.


Pinheiro Franco defendeu que cabe às famílias a opção pela presença das crianças nas salas de aula.


“Cabe acrescentar mais uma ponderação: existe a preocupação do Estado, mas sempre prepondera a decisão das famílias. Assim, a decisão final a respeito da participação de cada aluno nas atividades escolares presenciais cabe às famílias, especificamente ao detentor do poder familiar, delimitado nos artigos1.630 a 1.638 do Código Civil, ou ainda ao responsável legal”, escreveu. “O Estado tem papel importante na atual quadra, e nem poderia ser diferente. Entrementes, o Estado não substitui a família”


A determinação pela suspensão do retorno às aulas presenciais havia sido tomada na quinta-feira 28 pela juíza Simone Gomes, da 9ª Vara da Fazenda Pública, que atendeu a reinvindicação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.


Segundo ela, a suspensão se baseava “na proteção ao direito à vida”.


“Defiro, em parte, a tutela para determinar a suspensão dos efeitos concretos do Decreto no. 65.384/2020, consistentes na autorização de retomada de aulas e atividades escolares presenciais nas escolas (públicas, privadas, estaduais e municipais) localizadas em áreas classificadas nas fases vermelha e laranja (do Plano São Paulo) em todo o território estadual, bem como para suspender os efeitos concretos do art.11, § 7º da Resolução Seduc-95/2020”, diz a decisão.


Nesta sexta-feira 29, seis regiões do estado de São Paulo estão na fase vermelha, a mais restritiva do plano de flexibilização da quarentena, e onze na laranja, incluindo a capital e a Grande São Paulo.



 

REDAÇÃO. Justiça derruba liminar e autoriza a volta das aulas presenciais em SP. CartaCapital, 29 jan. 2021. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/educacao/justica-derruba-liminar-e-autoriza-volta-das-aulas-presenciais-em-sp/. Acesso em: 29 jan. 2021.

8 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

bottom of page