Search
  • Expo Ensino

COVID-19: guia prático para escolas e professores





O mundo vive um cenário de pandemia que, para além de todas as complexidades impostas, acentua os mais críticos e antigos problemas das sociedades. Neste momento, uma postura cidadã é imprescindível para que as políticas públicas definidas sejam efetivas e que, juntos, superemos este episódio de crise.


O papel da escola e dos professores é determinante para a conscientização das famílias e contribuição para o pleno funcionamento do sistema público e privado de saúde e prosperidade da nação brasileira.



GESTÃO DE CRISE


1. CRIE UM COMITÊ DE CRISE


A escola deve criar um comitê de crise composto por integrantes de diferentes áreas, como a alta gestão, professores, profissionais de TI, segurança, marketing e eventos. Todos devem estar atentos e disponíveis para o desenvolvimento dos trabalhos. O coordenador do comitê deve ter autonomia para tomar decisões sobre conteúdo de comunicados e textos a serem divulgados, assim como, delegar atribuições, estabelecer metas e prazos de ações e orientar o fechamento de contratos com assessorias terceirizadas. O comitê tem como objetivo unificar e potencializar o trabalho da escola, a partir de uma atuação rápida para apurar e controlar as informações e definir o posicionamento da instituição ao lidar com todos os públicos envolvidos.


2. DEFINA OS CANAIS OFICIAIS DE COMUNICAÇÃO


Os pais, funcionários e demais públicos envolvidos diretamente e indiretamente à escola devem saber exatamente onde e quando encontrar as informações necessárias. Dessa maneira, a escola deve estabelecer quais meios serão utilizados e padronizar as informações veiculadas. A interação rápida e qualificada é tão valiosa quanto a própria mensagem oficial, por isso é preciso determinar, dentro do comitê de crise, os responsáveis pelo suporte individual, assim como o roteiro que será seguido.


3. COMUNIQUE DE MANEIRA CLARA, ORGANIZADA E CONSTANTE


Diante de um clima de incerteza e tensão, uma comunicação clara, organizada e constante é a chave para a manutenção de um bom relacionamento com os pais e demais públicos. Defina um padrão gráfico para os comunicados, a periodicidade e planeje postagens. Garanta o acesso a todos aqueles que precisam receber a informação.


MODELO DE COMUNICADO


Insira a cidade, o dia, mês e ano


À comunidade escolar,


Em virtude da pandemia do coronavírus COVID-19 e seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde do Brasil, Conselho Nacional de Educação e das Secretarias de Educação dos Estados e Municípios, estão suspensas de (insira a data de início) a (insira a data ou previsão de retorno) todas as atividades da (insira o nome da instituição).


A (insira o nome da instituição) instaurou um Comitê específico para solucionar todas as questões referentes ao COVID-19 até a situação normalizar. Os canais oficiais para contatos são: (inserir contatos oficiais).


As aulas acontecerão da seguinte forma: (inserir o planejamento pedagógico desenvolvido). Um comunicado será enviado (inserir a data de envio) aos pais e responsáveis sobre como gerenciar as atividades com os filhos em casa, e cada professores irá encaminhar, junto às tarefas, as orientações às famílias.


Acreditamos que uma postura cidadã é imprescindível para que as políticas públicas definidas sejam efetivas e que, juntos, superemos este episódio.


Contamos com a compreensão de todos e todas e ressaltamos a importância da colaboração da comunidade escolar. Agradecemos a confiança dos pais, das mães e dos responsáveis.


O Comitê está à disposição para todo o suporte necessário.


Atenciosamente,


Comitê Especial COVID-19



SOLUÇÕES EDUCACIONAIS


1. COMECE PELO SIMPLES


Será uma situação inédita para todos, portanto, comece com atividades simples, explorando a leitura dos livros didáticos, adaptando atividades que os alunos já estão acostumados, sugerindo leituras e exercícios dos materiais didáticos já utilizados em sala. Às vezes, a tecnologia mais adequada pode ser o próprio lápis e o papel. Para o seguinte passo, identifique as possibilidades levando em conta as plataformas institucionais da escola e o perfil dos alunos. O documento do CIEB oferece algumas sugestões para a construção de um plano de inovação e tecnologia educacional.


2. EXPLORE FERRAMENTAS ONLINE


As ferramentes oferecidas pelo Google são uma excelente alternativa para o momento: são intuitivas, gratuitas e dinâmicas. O Google Classroom  possibilita o envio e recebimento de atividades, correções online, fórum de debates, etc.; Jamboard é um quadro branco digital e colaborativo; o Hangouts disponibiliza aos usuários um bate-papo por texto, áudio ou vídeo, além do compartilhamento de imagens. Uma ferramente que pode ser bastante útil é a Screencastify, extensão do Chrome que grava a tela do computador e pode captar a voz e a imagem de quem apresenta, assim os alunos podem acompanhar os processos desenvolvidos pelo professor em outras plataformas. Busque referências e inspirações com outros colegas docentes, neste momento, compartilhar boas e inovadoras práticas é essencial.


3. INCLUA A FAMÍLIA NA ROTINA DE APRENDIZAGEM


Já sabemos que famílias e escolas vivem uma parceria na educação da criança, mas no cenário atual, é imprescindível que as instituições de ensino orientem os pais a como acompanhar, estimular e promover uma rotina de estudos. A postura ativa dos pais potencializa as atividades propostas e, em tempos de pandemia, o aluno pode contribuir para a conscientização dos parentes. A escola deve, portanto, enviar um comunicado didático sobre como gerenciar as atividades em casa, e cada professores deve encaminhar, junto às tarefas, as orientações às famílias.


CANAIS OFICIAIS PARA OBTER INFORMAÇÃO


Siga e acompanhe os canais oficias do Ministério da Saúde, site, instagram, twitter e facebook, assim como o aplicativo desenvolvido sobre o coronavírus.


Siga e acompanhe os canais oficias da Prefeitura de Campinas, com destaque para a Secretaria de Educação site, instagram, e facebook.


Siga e acompanhe os canais oficias do Governo do Estado de São Paulo, com destaque para a Secretaria de Educação site, instagram, e facebook e twitter.


Siga e acompanhe os canais oficias da BBC Brasil, com destaque para a cobertura de divulgação científica site e twitter.






Por Carolina Jansen

135 views

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​