Search
  • Expo Ensino

Como vencer a procrastinação?

Se você sempre aciona o botão soneca, deixa a tarefa de hoje para fazer amanhã ou se distrai e perde tempo em vez de produzir, essas dicas são para você!

Procrastinação pode ser definido como o comportamento de adiar tarefas importantes que precisam ser realizadas.

A mente do procrastinador, encontra desculpas para realizar essas tarefas depois.

A procrastinação tem graus, começa geralmente com pequenas tarefas que vão sendo deixadas de lado, e se agrava com adiamento de tarefas importantes.

Se você também faz parte do clube dos procrastinadores, então continue lendo e anote essas dicas. Aqui, você vai aprender a vencer a procrastinação de uma vez por todas! Confira:

Faça listas de tarefas

Jamais confie somente na sua memória, porque os esquecimentos fazem parte do ato de procrastinar. O seu cérebro deixa para se lembrar daquela tarefa chata aos 45 do segundo tempo, fazendo com que você fique ainda mais ansioso. Consequência: você se sente preso e sem reação para começar.

Por isso, anote tudo o que você tem para fazer, mesmo as atividades não tão importantes ou urgentes. E não confie em listas no computador ou no celular, já que você pode perder o acesso à internet sem querer. O bom mesmo é escrever tudo à mão, em papel e caneta, e deixar sempre visível. E risque cada tarefa concluída, pois isso vai te deixar motivado para continuar resolvendo as suas pendências.

Para se organizar melhor, você pode, inclusive, fazer um quadro e dividir os afazeres listadas nos dias da semana, com o horário que pretende realizar cada uma. Assim, você pode distribuir as tarefas mais chatos ou difíceis em dias diferentes para não atribular seu dia e facilitar o início de um ciclo de procrastinação.

Fique atento às desculpas

  • “Essa tarefa é muito difícil;”

  • “Estou me sentindo muito pressionado;”

  • “Isso é simples, depois eu resolvo;”

  • “Não estou com vontade de fazer isso agora;”

  • “Não tenho competência suficiente para realizar essa tarefa.”

Essas são frases que comumente vêm à mente no início de um ciclo de procrastinação. E elas são normais, mas resista a elas! Toda vez que um pensamento como esse surgir, experimente etiquetá-lo como desculpa e descartá-lo sem dó nem piedade. Entenda que esse tipo de ideia é uma criação sua e que não corresponde à realidade.

Comece pelo mais simples

Você não precisa começar a realizar as suas tarefas pela mais complicada ou chata de todas. A maioria dos nossos afazeres é extremamente simples e não toma muito do nosso tempo. Escolha um deles e mãos à obra! Você vai se surpreender quando perceber que conseguiu finalizar de 3 tarefas simples em apenas uma manhã. E isso vai te dar forças e motivação para enfrentar as mais difíceis.

Mas fique atento: gastar horas para decidir por qual das tarefas fáceis começar também é uma maneira de procrastinar. Não perca tempo procurando motivos para escolher essa ou aquela. Escolha uma e se concentre para concluí-la!

Divida as grandes tarefas

Às vezes, quando temos um desafio muito grande pela frente, concluí-lo pode parecer muito difícil, o que suga nossas energias e nos faz procrastinar.

Experimente dividir grandes tarefas em subtarefas para terminá-las, e distribuí-las durante os dias da semana. Ao concluir cada etapa, você se sentirá mais perto do objetivo final, e as chances de procrastinar diminuem bastante.

Fique longe das distrações

Se você é um procrastinador nato, precisa urgentemente reorganizar o espaço onde você realiza suas tarefas, tirando de perto tudo que possa te distrair. Na hora de iniciar uma tarefa, desligue a TV, o celular e a internet. Se estar on-line é obrigatório para a realização do trabalho, feche as redes sociais e qualquer outra coisa que não esteja ligada diretamente à tarefa.

Faça pausas produtivas

Pra quem é acostumado a procrastinar, manter-se totalmente focado em uma tarefa durante muito tempo pode ser extremamente exaustivo. Por isso, faça pausas regulares entre momentos de trabalho.

Um método muito interessante de evitar a procrastinação é a técnica de Pomodoro. Ele consiste em realizar blocos de trabalho, com intervalos de 5 minutos entre eles. Há aplicativos gratuitos, com cronômetros que contam o tempo dos blocos e os intervalos, soando um alarme ao término de cada um. Você também pode programar o alarme do seu celular para isso.

Durante o tempo de intervalo, aproveite para se levantar, fazer uma caminhada ou se alongar. Você voltará renovado para a tarefa!

Pratique tudo isso

Como tudo na vida, hábitos, para se tornarem hábitos de fato, necessitam de perseverança e treino da nossa parte. Os primeiros dias lutando contra a procrastinação serão difíceis e exigirão muito esforço de sua parte.

Treinar o cérebro é como treinar o corpo em alguma atividade física: com o tempo e a perseverança, cada dia é um pouco mais fácil do que o anterior, e quando você se dá conta, o hábito já se incorporou em sua vida e é realizado quase que de maneira automática.

Tente não dramatizar muito as situações. As coisas, na maioria das vezes, são menos complicadas do que parecem. Monte seu plano de luta contra a procrastinação e coloque-o em prática. Se você falhar, não desanime! Perdoe-se e comece de novo. Desculpar você mesmo impede que sentimentos como estresse e culpa apareçam.



Seguindo essas dicas, você vai ter motivação e energia para vencer a procrastinação e elevar a sua qualidade de vida, vivendo sob menos pressão!

9 views0 comments

Recent Posts

See All