top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

Como um plano de comunicação baseado em relacionamento pode transformar a sua instituição de ensino?

Updated: Oct 7, 2020



No Brasil, desde março, as instituições de ensino fecharam suas portas por conta da COVID-19 e passaram a desenvolver atividades a distância. Em pouco tempo, novas formas de ensinar - e aprender - foram criadas. Desafios pedagógicos e de tecnologia escancaram ainda mais o abismo entre ensino público e privado. Neste último, o grau de adaptabilidade ao contexto atual também revelou desigualdades e impactos na aprendizagem dos alunos.


Porém, há um fenômeno comum a todos os cenários escolares e sociais: a intensa transformação das relações entre escola, professores, pais e alunos. A família nunca esteve tão próxima da rotina de estudos dos filhos; do outro lado, a escola depende da parceria dos pais para seguir o cronograma. Assim, a sintonia entre família e escola é um dos fatores que mais impacta a aprendizagem e a felicidade da criança.


Se antes da pandemia a expectativa dos pais em relação ao papel da escola já era alto, os próximos meses serão marcados por cobranças, atritos e a constante necessidade de diálogo. Em todo o país, instituições de ensino vêm passando por dificuldades em comunicar e atender todos os pais. Essas novas dinâmicas revelam a importância de se repensar e criar novos modelos de comunicação. Em especial, aquele baseado em relacionamento.



O que é um plano de comunicação baseado em relacionamento?


Um plano de comunicação é o conjunto de ferramentas e estratégias que definem como a instituição irá se colocar no mundo e se relacionar com aquelas organizações e pessoas que estão ligadas a ela de alguma forma. Quando baseamos os esforços comunicacionais em um plano de relacionamento, estruturamos as formas de criar e manter um relacionamento positivo com aqueles que usufruem dos produtos e serviços oferecidos.


O grande objetivo deste modelo é fazer com que as famílias se tornem fãs da escola e contribuam ativamente para o sucesso da instituição.


Neste caso, como criar estratégias de comunicação que para além de informar e evitar atritos, garantam uma harmonia entre escola e famílias e a construção conjunta de um ambiente fértil para os alunos?


Canais de relacionamento


Estabeleça com clareza quais serão os canais para comunicar à comunidade escolar. Entenda as particularidades de cada meio e personalize as mensagens. Saiba que mais importante do que falar, é ouvir e promover engajamento. Da mesma forma que a comunicação deve ser simples e direta, é imprescindível segmentar e personalizar o conteúdo.


Os pais devem ter clareza onde podem encontrar as informações, buscar auxílio, iniciar diálogo, para então, se sentirem parte ativa da comunidade.


O poder das pesquisas


Para construir um plano de comunicação baseado em relacionamento é preciso conhecer profundamente os pais. Assim, é possível elaborar estratégicas criativas e bem-sucedidas. Medir a satisfação, identificar quais são os aspectos bem avaliados - e aqueles que precisam melhorar, coletar ideias e sugestões são caminhos para superar as expectativas familiares e garantir a permanência dos alunos.


Os tempos atuais são prova de que há fatores externos que influenciam direta e indiretamente a aceitação do que é oferecido pela escola, por isso, uma postura constante de escuta e avaliação é estratégico para evitar crises e estar sempre um passo à frente.


Por que a construção de um espírito de comunidade é tão importante?


Quando sentimos que fazemos parte de algo, há um genuíno movimento de construir e compartilhar com outros o sucesso da jornada. Durante a pandemia, tornou-se ainda mais nítida a importância da humanização das relações como forma de enfrentar crises e permanecer unidos, o que é determinante para a retenção de alunos.


Uma das missões da Expo Ensino é justamente contribuir para o encontro e fortalecimento da comunidade das escolas. Criamos um ambiente para o compartilhamento de boas e inovadoras práticas pedagógicas que reúne pais, familiares, alunos, professores e funcionários para celebrar aquilo que a escola tem de melhor.








Por Carol Jansen

121 views0 comments
bottom of page