top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

As principais notícias da semana e dicas de podcast e live!




As principais notícias



SP e MA planejam 4º ano do Ensino Médio devido à pandemia


Os estados de São Paulo e Maranhão estão "em estágio avançado" de elaboração das diretrizes para oferecimento de um quarto ano opcional para alunos do Ensino Médio da rede pública em 2021. 


A medida busca oferecer aos estudantes do terceiro ano a possibilidade de compensar as perdas na formação educacional causadas pela pandemia do novo coronavírus. E também evitar a evasão, garantir que tenham melhores condições de prestar exames como o ENEM e seguirem seus percursos no ensino superior. Além dos dois estados, a possibilidade é avaliada por secretários e dirigentes educacionais do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). A expectativa é que seja uma tendência de adoção pelas redes estaduais, que enfrentam problemas similares de dificuldade de acesso dos alunos ao ensino remoto durante a pandemia.




Inadimplência do ensino superior privado em abril é 72% maior do que no mesmo mês do ano passado


A inadimplência no ensino superior privado do Brasil cresceu 72% em abril de 2020, se comparado ao mesmo mês do ano passado. No mesmo período, a evasão – quando o estudante desiste do curso ou tranca a matrícula – também teve aumento de 32,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Cenário Econômico Atual das IES Privadas, do Instituto Semesp, divulgados nesta segunda-feira (25).


Segundo o Semesp, a inadimplência e a evasão são motivadas pela pandemia do coronavírus, que trouxe desemprego, redução de renda e incerteza sobre o cenário político-econômico do país.


Em abril deste ano, 26,3% dos estudantes matriculados em 146 instituições de ensino privado não pagaram as mensalidades. Em abril de 2019, o número era de 15,3%.




Enquete sobre datas do Enem 2020 será realizada entre 20 e 30 de junho


O MEC irá abrir a enquete com os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a definição da nova data da avaliação. 


As três opções são:


1) Enem impresso nos dias 6 e 13 de dezembro de 2020 e Enem digital nos dias 10 e 17 de janeiro de 2021


2) Enem impresso nos dias 10 e 17 de janeiro de 2021 e Enem digital nos dias 24 e 31 de janeiro de 2021


3) Enem impresso nos dias 2 e 9 de maio de 2021 e Enem digital no dia 16 e 23 de maio de 2021




Campinas tem 2,5 mil alunos sem acesso às plataformas para ensino online


A secretária de Educação de Campinas, Solange Pelicer, disse que 2,5 mil alunos matriculados nas escolas da Prefeitura de Campinas não têm acesso à plataforma para ensino online durante esse período de pandemia do coronavírus. Esse número equivale a 15% da totalidade dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A informação foi dada durante audiência da Comissão de Educação e Esportes, ontem (09/06), na Câmara de Vereadores de Campinas.

No geral, o alcance médio da plataforma é de 85%, sendo que algumas escolas atingem quase 100% e outras estão abaixo de 70%.



DICA DE CONTEÚDO PARA ESCUTAR


O podcast da Folha produzido especialmente para professores


Podcast é o velho programa de rádio agora com uma roupa nova. Por meio de episódios curtos - de 10 a 25 minutos - o podcast da Folha aborda temas como o panorama mundial e do país em meio a pandemia, a saúde mental dos professores, estratégias para organização do tempo e trabalho e dicas para mediar conflitos nas escolas. No último episódio, o tema foi como as instituições de ensino estão se preparando para voltar às aulas.



DICA DE EVENTO VIRTUAL


Como engajar seus alunos nas aulas remotas mesmo sem ser um expert em tecnologias educacionais?






Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!





Por Carolina Jansen

9 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

bottom of page