top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

As principais notícias, a volta das escolas, polêmica do FaceApp e dicas de eventos!




As principais notícias



Em vídeo ao lado de Bolsonaro, ministro Abraham Weintraub, da educação, anuncia saída de cargo


Ministro permaneceu 14 meses. Deixará MEC após sequência de crises com outras instituições. Nos últimos meses, ofendeu chineses e chamou ministros so STF de 'vagabundos'.


Ele não quis falar sobre as razões da demissão. "Neste momento, eu não quero discutir os motivos da minha saída, não cabe. O importante é dizer que eu recebi o convite para ser diretor de um banco. Já fui diretor de um banco no passado. Volto ao mesmo cargo, porém no Banco Mundial".


"Estou fechando um ciclo, presidente, e começando outro. E é claro que eu sigo apoiando o senhor, presidente Bolsonaro, como eu fiz nos últimos três anos."




Coronavírus: as estratégias e desafios dos países que estão reabrindo suas escolas


Em Cingapura, alunos limpam as próprias carteiras escolares e fazem um caminho pré-determinado até suas salas de aula. Na França e na Coreia do Sul, algumas escolas reabertas tiveram de fechar, por conta de novos focos de covid-19. No Reino Unido, um dos países que reabriu as escolas recentemente, menos da metade dos alunos esperados apareceram na volta às aulas em algumas delas.


No Brasil, as secretarias estaduais de educação ainda não têm previsão de quando as aulas presenciais retornarão. Mas o Consed elaborou diretrizes para ajudar redes e escolas no retorno - tanto do ponto de vista estrutural quanto pedagógico.




MEC autoriza aulas online no ensino superior até dezembro


Portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União (17), estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020.  O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia de Covid-19, também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.

Ainda segundo a portaria, as instituições de ensino terão autonomia para definir o currículo de substituição das aulas presenciais, a disponibilização de recursos a estudantes para que eles possam acompanhar as aulas, e a realização de atividades durante o período.



FaceApp é assunto de escola?


Como o aplicativo que envelhece e muda o gênero pode instigar reflexões sobre privacidade e uso de dados?

O sucesso do desafio pode ser medido pela hashtag que o acompanha (#faceappchallenge), repetida centenas de milhares de vezes nas redes sociais. A pergunta que cabe é: quantas dessas pessoas procuraram algum tipo de informação sobre o aplicativo antes de usá-lo? Quantas acessaram sua Política de Privacidade? A BNCC preocupa-se em conectar as crianças e os jovens às linguagens da “vida real”. Por que não desenvolver uma postura mais crítica também em relação aos textos que dizem respeito aos nossos dados pessoais? 



CINE DEBATE DO MIS ESTÁ DE VOLTA!


MIS-Campinas retorna programação com sessões de cinema e debates em formato virtual


Para quem adora um cine debate, a programação do MIS traz grandes filmes e intelectuais nesta quarta-feira. A partir das 19h50min a sala estará aberta e a organização vai liberando a entrada. Para quem for usar o computador é só clicar no link. Caso o acesso seja feito pelo celular, é preciso baixar o aplicativo na loja virtual, o app é grátis, é o google meet.


O endereço da sala de exibição e bate papo é: http://meet.google.com/aoe-eqen-zni



DICA DE EVENTO VIRTUAL


Considerações acerca das práticas sobre o Ensino Híbrido






Desejamos uma semana incrível e até terça que vem!




Por Carolina Jansen

10 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

bottom of page