top of page
Search
  • Writer's pictureExpo Ensino

As Mulheres na Ciência

Você conhece o projeto ASTROMINAS da USP?



A concentração de mulheres é menor que a metade em áreas de exatas, diminuindo ao longo da carreira acadêmica, sendo este o fenômeno chamado “efeito tesoura”. Isso indica uma segregação ou um desencorajamento do acesso das mulheres à determinadas áreas do conhecimento, por isso é necessário um viés de gênero e pesquisa.


Atualmente, o projeto é coordenado pela professora Elysandra Figueredo Cypriano e tem na comissão organizadora a também professora Lilian Maria Soja e as alunas de graduação: Daniele Honorato, Ivanice Avolio Morgado, Marina Izabela e Pâmela Querido.


O objetivo desse projeto é facilitar o acesso de jovens alunas à universidade, estreitando o contato dessas jovens, com mulheres cientistas, desconstruindo a ideia de que as ciências exatas não são, para meninas.


A edição de 2021, será remota e as atividades serão totalmente on-line, de segunda a sexta-feira, com duração média de três horas por dia. As novas alunas, serão acompanhadas por um time de "fada-madrinhas": alunas, pesquisadoras e professoras da USP nas áreas de Astronomia, Física, Oceanografia, entre outras.

Serviço: Se você tem entre 14 e 17 anos, pode fazer sua inscrição até o dia 07 de Junho, de 2021. Serão ofertadas, 600 vagas gratuitas, com distribuição de 60% para alunos de escolas públicas e 20% para escolas privadas e 20% para estudantes de grupos PPI.

Faça a sua inscrição, através desse link: https://bit.ly/3bn5lNh

21 views0 comments
bottom of page