Search
  • Expo Ensino

É tempo de autocuidado



Em meio à pandemia do COVID-19, estamos vivendo, enquanto sociedade, um período inédito. O intenso isolamento social, o trabalho remoto, a insegurança financeira e a incerteza do que está por vir podem causar desgastes e prejudicar a saúde mental.


É preciso falar sobre o coronavírus, mas também precisamos falar sobre autocuidado e empatia. O que podemos fazer para controlar a ansiedade e nos mantermos saudáveis durante este período?



Desconecte-se


É essencial manter-se informado, mas informação demais também pode nos prejudicar. Estabeleça dois horários por dia para ler as notícias e repense a atenção dada às redes sociais.


Com o trabalho remoto, estamos passando muito mais tempo em frente das telas. Quando acabar o expediente, priorize atividades que não dependem de TV, celular, tablet, computador...


Pode ser o momento para tirar o pó dos jogos de tabuleiro, colocar a leitura dos livros em dia, organizar e repensar os espaços da casa, e explorar os inúmeros jogos interativos.



Faça atividades que te façam feliz


Ao longo da vida desenvolvemos diferentes hobbies. Tente lembrar quais foram os seus favoritos e relembre essas experiências.


Você gosta de cozinhar? Uma das mais populares cozinheiras do Brasil, a Rita Lobo, está com uma programação especial no Youtube: um mutirão virtual para melhorar a alimentação de todos. Cada um na sua cozinha, a proposta é que neste período de distanciamento social as pessoas fiquem ainda mais juntas.


É um(a) fanático(a) por futebol? Que tal ver os melhores filmes ou debater sobres os jogos mais históricos dos últimos tempos?


Gosta muito de música? Faça como nos velhos tempos e escute um álbum inteiro (e apenas isso).


Pratique exercício físico


Movimente-se. Praticar exercícios físicos é essencial para manter a saúde física e mental. Caso já pratique algo e consiga adaptar para o espaço de casa, ótimo. Caso contrário, explore novas modalidades como fit dance, pilates, yoga, funcional, o importante é gastar energia e distrair a mente.


Faça terapia


Estamos vivendo um período de muita preocupação e estresse. Por isso, para além de conversar com amigos e familiares constantemente, realizar terapias com profissionais especializados é uma excelente alternativa para controlar a ansiedade e outros problemas que possam surgir. O portal Psicologia Viva está disponibilizando atendimento psicológico online e gratuito durante a quarentena.



Esteja perto, mesmo que longe


Estamos em isolamento social, mas não estamos sozinhos. Neste período é essencial ligar para amigos e familiares. Realize ligações de vídeo (por WhatsApp, Messenger, Zoom e tantos outros) para conversar sobre outros assuntos: relembre histórias engraçadas, conte dos filmes e livros que leu nas últimas semanas, compartilhe receitas de cozinha, conte piadas, enfim, troque afeto.



Por fim, lembre-se de que tudo que estamos vivendo é uma fase e que, unindo forças, vamos enfrentá-la, e tudo vai ficar bem.




Por Carolina Jansen

53 views0 comments

Recent Posts

See All

Termina hoje prazo para adesão de universidades ao Sisu

Procedimentos devem ser feitos pelo site Sisu Gestão Termina hoje (23) o prazo de adesão de instituições públicas de educação superior ao primeiro processo seletivo de 2021 do Sistema de Seleção Unifi

Desenvolvido por 

CONTATO

ENDEREÇO

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
R. Maestro Luís de Túlio, 228
Vila Brandina
Campinas – SP
CEP 13092-558

​Todos os direitos reservados ©​